COMO COMEÇAR UM PODCAST?

Passo a passo de como planejar e criar um podcast com qualidade.

Antes de apertar o "Rec" e sair gravando, é importante pensar em alguns pontos que vão estruturar o seu podcast para torná-lo mais atrativo aos ouvintes. Abaixo você encontra uma lista com 7 pontos principais.

1. Tema

Procure um tema que você goste, se interesse e conheça para criar um podcast relevante e cativante.

2. Nome

Esse é o primeiro contato do público com o seu podcast. Portanto, um nome simples e original vai contribuir para que mais pessoas se interessem pelo seu programa. É recomendado que o nome corresponda com o tema do podcast para o público identificar facilmente o tipo de conteúdo que é apresentado.

3. Formato

Ele define a forma que o seu podcast vai ser dialogado, apresentado. Por exemplo, existem podcasts com formatos de entrevista, talk show, tutorial, dicas, conteúdo informativo etc. Uma mistura de formatos também é possível. Por exemplo, um podcast de tutoriais de culinária no qual grandes chefes de cozinha são entrevistados sobre suas melhores práticas. 
 

4. Periodicidade

Os episódios podem ser semanais, quinzenais, mensais. Uma periodicidade consistente é essencial para manter os ouvintes engajados.

5. Tom de Voz

Que sensação o seu podcast deve passar para o ouvinte? Essa sensação pode ser de riso, descontração, ânimo, aprendizado etc.

 

6. Identidade Visual

Um logo e uma foto de perfil para o seu podcast são essenciais para a sua presença nas plataformas de streaming. Além disso, cada episódio pode ter uma capa personalizada. Seguem as especificações para a foto de perfil e capa dos episódios:

- Proporção de 1:1, entre 1400 x 1400 pixels (mínimo) e 3000 x 3000 pixels (recomendado)
- Formato JPEG ou PNG

7. Roteiro
Antes de gravar cada episódio, é recomendado elaborar uma pauta dos assuntos que serão abordados no dia da gravação. Assim, o podcast se mantém interessante e fluido.

Além da pauta, é importante elaborar uma boa introdução para apresentar o programa e o tema abordado.

PLANEJAMENTO EM MÃOS, HORA DE GRAVAR!

O seu podcast pode ser gravado em casa ou em um estúdio profissional, o importante é que a gravação seja de qualidade para que o seu podcast passe mais credibilidade e fique agradável de ouvir. 

A Mad Sounds é um estúdio profissional de gravação de podcasts para empresas e criadores de conteúdos. Conheça mais sobre o nosso estúdio.

1/5